Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apenas o fim

Terceira e última contribuição à revista FRAME:

Crítica
Apenas finalizando com chave de ouro
Não é a toa que Apenas o Fim foi tão homenageado em festivais e pela crítica. É mais uma prova de que um bom roteiro é a base essencial para um bom filme. A produção do iniciante Matheus Souza mostra, com uma delicadeza imensa e regada a diálogos com menções ao mundo pop, o último encontro de um casal de namorados que vão se separar. Aliás, a projeção inteira mostra a conversa final entre eles, que tem referências o tempo todo, desde o mais clássico de Star Wars, passando por menções a ícones pop dos anos 90, como Power Rangers, Cavaleiros do Zodíaco, Tartarugas Ninja e Backstreet Boys , chegando até a atualidade com Orkut, o filme A Bússola de Ouro e citando até o site Omelete. O diretor abusa dos planos longos, mas de maneira não cansativa, pois a maioria desses são feitos enquanto os namorados caminham e conversam, sempre em uma dinâmica diferente com a câmera. E o recurso de intercalar cenas do passado do casal em preto e branco foi muito bem colocado, fazendo a monocromia remeter a tempos antigos. Texto ótimo, trilha bem casada com imagem, o diretor usa até referências metalinguísticas quando os namorados passam pela gravação do filme de um tal de Matheus! Um ótimo filme que, apesar de usar a conversa como estrutura, possui uma essência emocional que é sutilmente colocada e perceptiva.

Matéria
Apenas o fim
Diretor iniciante é homenageado e ganha prêmio em seu primeiro filme. Com apenas 20 anos de idade, Matheus Souza, então estudante de cinema da PUC no Rio de Janeiro, recebeu uma Menção Honrosa no Festival do Rio (evento internacional de cinema que acontece anualmente na Cidade Maravilhosa), além do prêmio de melhor filme pelo júri popular por Apenas o Fim. Parece incrível, não? Mas essas honrarias foram muito bem entregues, de acordo com o público que acompanhou a história de um casal prestes a se separar. É simples: ela chega para ele e diz “Preciso ir. Quero algo novo da minha vida. Podemos fazer sexo até eu ir ou conversar”. Para que não subisse a restrição etária da produção, eles passam uma hora e vinte minutos conversando sobre vários temas relacionados a si mesmos e à cultura pop. E aí as referências abordam desde boy bands à Star Wars e Orkut, entre He-Man, Pokémon, Power Rangers e muito mais.
“Comecei a escrever acho que em Junho de 2007. Filmamos em Janeiro de 2008” comenta Matheus em entrevista ao blog Judão, da MTV. Além de diretor, o rapaz também escreveu o roteiro e todas as referências pop são de sua própria experiência de vida. Foram 11 dias de filmagem com o dinheiro de uma rifa de whisky como capital inicial. Em outra entrevista, dessa vez ao blog Super, da Abril, Matheus fala sobre a produção de Apenas o Fim. “Eu sempre fui super apaixonado por cinema. Desde o dia que eu vi ‘A Bela e a Fera’, eu sabia que queria fazer isso. Mas era difícil, porque eu estava no terceiro período da faculdade e longa é uma coisa que só o pessoal dos períodos mais avançados faz” comenta o diretor estreante. “Foi então que eu tive essa ideia meio maluca de convencer as pessoas a fazer um filme comigo, um longa possível. Eu peguei várias referências de filmes que eu gosto muito, com bastante diálogo, poucos personagens. Eu sempre gostei muito de diálogos. E foi assim” completa Matheus.
Apenas o Fim ganhou o Brasil, passou a ser cultuado por fãs do cinema nacional e respeitado até por aqueles que nem valorizam tanto as obras brasileiras. Com todo o sucesso, o diretor já pensa no futuro. “Eu tenho uns três roteiros de longas meio que prontos. Em diferentes níveis de produção. Tem um que é megalomaníaco, outro que é no nível Apenas o Fim de produção e outro que é meio termo” comenta Matheus. Mas parece que o jovem também está ligeiramente aflito quanto a seu próximo trabalho. “É muito difícil escolher o segundo filme. É aquele que vai acabar dando razão pra quem falou bem ou pra quem falou mal de mim” finaliza ele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...