Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um novo cinema


Depois dessa viagem à capital, o cinema nunca mais será o mesmo para mim. Sim, a frase é clichê mas se aplica bem nesse caso. Fui hoje no Imax (a primeira sala do Brasil). É uma imersão completa naquele universo, pois você não vê o fim dele. A tela é enorme, chegando a ultrapassar o nosso campo de visão. Foi uma das experiências divertidas da minha vida.
Fora isso, o curso do Pablo Villaça que estou participando também está me dando uma outra visão. Como espectador, nunca havia parado para pensar, por exemplo, que movimentos de câmera podiam ter significados tão intensos. Minha imersão em filmes sempre foi tão profunda que, geralmente, esqueço que aquilo é uma câmera filmando tudo. Não significa que agora nunca mais vou conseguir aproveitar um filme por lembrar sempre da câmera. Não. Mas posso analisar por um outro lado e aplicar esse conhecimento na realização dos meus próprios filmes. Está certo, não sou nenhum diretor hollywoodiano de sucesso, mas gosto de fazer meus curtas aqui e ali e já tenho um roteiro pronto para mais um que pretendo filmar no próximo semestre.
Enfim, voltando ao assunto principal desse post, Imax é o que há! Talvez eu fique um pouco frustrado próxima vez que for ao cinema convencional, pois vou enxergar os limites da tela. Mas tenho certeza que é um efeito que passará logo também, pois não voltarei ao Imax tão cedo, uma vez que preciso vir para São Paulo ou ir a Curitiba para assistir a uma sessão na tela gigantesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...